ESGOTO E HOSPITAIS

 

“Água é conhecimento que flui. Se compreendermos a água, entenderemos o mundo” Apolo Lisboa

Todo mundo sabe que o tratamento de esgotos é fundamental para promover a saúde humana. Muitas são as doenças transmitidas pelas águas ao ser humano. Algumas mortais no curto prazo, como o cólera, outras no longo prazo, como a hepatite.

Investimentos em tratamento de água, lixo e esgoto são fundamentais para promover a saúde pública. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária aponta que para cada real investido em saneamento se economiza de 3 a 4 em hospitalizações.

Segundo a Associação de Empresas de Saneamento Básico Estaduais o Brasil atende total ou parcialmente com água tratada e esgoto cerca de 90 milhões de pessoas. 42% da população. Mas nalgumas regiões o quadro é pior. No Norte somente 4% da população é atendida. No Nordeste o índice é de 20%. O Sul fica em terceiro lugar (pasmem) com 30% enquanto os melhor atendidos são Centro Oeste com 49% e o Sudeste com 71,5%

Curitiba é a capital com melhor cobertura de tratamento de esgoto. São 85% de atendimento. No outro extremo, entre as capitais, está Belém do Pará com 6%.

Estes números se refletem nas internações hospitalares. Curitiba tem 56 internações para cada cem mil habitantes. Já Belém tem quase oito vezes mais internações. Os números chegam a 416 internações por cem mil habitantes.

Todos sabem que implantar esgoto é caro. Mas tratar em hospitais também é muito caro.

Mas mesmo com estes números a maioria da população e os políticos ainda preferem priorizar gastos com um hospital a um bom saneamento. Nossa cultura ainda está mais centrada na cura do que na prevenção.

Não somos contra a criação de hospitais, mas entendemos que parte dos recursos de saúde pública deveriam ser investido em saneamento. Isto porque, além de proteger a saúde evitando o sofrimento das doenças com estes recursos também estaríamos combatendo a poluição dos nossos rios com o mesmo investimento.

Fato que dá pensar.

Arno Kayser

Agrônomo, Ecologista e Escritor

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: