A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DOS BANHADOS

Os banhados são ecossistemas fundamentais à vida e a qualidade das águas de uma região. Por estarem na interface das terras secas e dos corpos hídricos eles prestam uma série de serviços ambientais para o ser humano e a vida selvagem.

Eles são os grandes criadouros naturais de peixes e animais aquáticos e também local de reprodução de anfíbios, aves e répteis, além de insetos e plantas.

Sua vegetação natural é um grande filtro natural dos rios. Quando em tempo de cheia eles retêm sedimentos em suspensão que, posteriormente, são absorvidos pelas plantas limpando as águas e às oxigenando.

Também atuam como grandes esponjas naturais retendo o excesso de chuvas e as liberando, posteriormente, em períodos secos. Com isto regulando a disponibilidade de águas nos rios e também evitando enchentes em zonas urbanas. A liberação controla das águas pelos banhados também é importante para minimizar o risco de secas e falta d’água para uso humano e da vida selvagem. Também funcionam como zonas de freio a expansão urbana.

O rio dos sinos tem mais de 20 mil hectares de banhados ao longo de seu curso. A eles deve muito das suas características naturais. Se não fosse por eles o quadro de poluição seria muito mais grave e o risco de enchentes e secas seria bem mais desastrosos.

Sem banhados teríamos uma água mais poluída, com menos peixes, mais enchentes e maiores riscos de falta d’água em épocas de seca. Por isto a sua preservação é fundamental para a perpetuação da vida selvagem e da qualidade das águas de nossa região.

Estas são algumas razões por que eles são considerados de preservação permanente pela legislação e a sua destruição ser considerada um crime contra a natureza. Defender os banhados é uma tarefa ao qual todos nós devemos nos dedicar.

Arno Kayser – Agrônomo Ecologista e Escritor

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: