COURO XIX

As velhas brigas de herança o privaram por dezoito anos do contato com o mar. Lembrava do tempo que o avô era vivo. Seu Austin velho. A estrada por horas. A primeira grande viagem da vida. O oceano e aquelas dunas imensas. Tudo gigantesco! Enorme! Os olhos de criança deslumbrados. Coisa que a morte prematura dele levará.

 

Mas, enfim, o pai e a avó tinham feito as pazes. Pelo menos por um verão.  Ele estava na praia finalmente. Chegaram tarde. Não dera para ir até a praia. Por isto ele rolava ansioso na cama. Queria ver o nascer do sol. Só muito mais tarde adormeceu.

 

Mas o cansaço que, depois de horas, o levou aos braços de Morfeu não foi suficientemente forte. Acordou às cinco e trinta da manhã de um pulo. Vestiu o calção e a camisa e o tênis de corrida. O couro já estava bem arranhado. Mas era, ainda, o único capaz de agüentar o calçamento irregular.

 

Pedras redondas de tanto trânsito. Liso feito sabão. Um tombo quase certo. Tinha que correr com cuidado para não torcer o pé. Mas mesmo assim o olhar não perdia de vista a linha do horizonte.

 

Chegou à barra da praia quando a tangente do astro rei se erguia do oceano. Um disco de ouro se desenhando no fundo rubro. O mar estava tão calmo que só se ouvia o grito dos pássaros.

 

Ofegante retirou os tênis e, descalço, caminhou até metade da distância até o mar. Sentou com os braços apoiados nos joelhos. Ficou olhando fixo aquele ponto que subia. Os calçados na mão direita. O suor no rosto e o olhar distante. A luz, a terra, a água, o ar e o homem se apresentavam àqueles olhos numa única e grande ordem. Como foram no princípio dos tempos.

Arno Kayser

Agrônomo, ecologista e Escritor

 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: