Décadas depois

Em 1824 chegaram, ao Vale dos Sinos, as primeiras oito famílias de alemães. Trinta e nove viajantes cansados de uma verdadeira epopéia desde a distante Europa até aqui.

Viagem toda feita em barcos do Velho Mundo até a América. No último trecho eles percorreram, pela primeira vez, o Rio dos Sinos. Fico imaginando a impressão que tiveram daquelas curvas todas que separam Porto Alegre de São Leopoldo.

Era inverno. O rio devia estar cheio por conta das chuvas. A cerração devia dominar o início dos dias naqueles baixios do rio. Uma fauna rica e diversificada e uma flora exuberante devem ter impressionado e, talvez, assustado àquelas pessoas.

Antes deles já viviam aqui Indígenas. Depois os Portugueses e Negros da Real Feitoria do Linho Cânhamo. Mas a paisagem natural ainda não sofreram muitas mudanças. Eram matas exuberantes em volta de um rio piscoso às que navegavam.

Depois desta viagem o Vale não seria mais o mesmo. As tradições germânicas, mescladas aos costumes dos autóctones e dos primeiros ocupantes de além mar, moldaram uma grande transformação na volta daquele rio que singraram no distante ano de 1824. Muitas coisas boas resultaram das conseqüências desta viagem. Outras nem tanto.

Fico me imaginando o que pensariam estes primeiros viajantes se tivessem a oportunidade de singrar, novamente, pelo rio que os trouxe até seu novo e sonhado lar. Que impressão lhes trariam as cidades, as indústrias e os campos cultivados? O que pensariam da poluição, do lixo? O que pensariam da miséria dos mais sofridos que, como eles, também abandonaram o seu torrão natal em busca de melhores dias em terra estranha? Como reagiriam ao ver a mistura de gentes desta terra, em que as marcas da cultura alemã somem cada vez mais?

Sentimentos misturados por certo resultariam desta hipotética viagem pelo velho rio dos Sinos. Mas, certamente, seriam uma experiência tão fantástica quanto àquela histórica viagem de décadas atrás pelo mesmo rio que, hoje, nos dá identidade.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: