A TEORIA DE GAIA

A teoria de Gaia foi desenvolvida por James Lovelook e colaboradores. Eles trabalhavam para a NASA e seu trabalho consistia em analisar as reflexões da luz na atmosfera dos planetas. Com base nisto era possível determinar à composição de gases das atmosferas dos planetas vizinhos ao nosso.

A partir deste trabalho eles perceberam que a Terra tinha uma atmosfera incomum composta de gases com alto grau de organizações e potencial energético. O que contraria os princípios da termodinâmica. Uma velha lei da física que diz que tudo, no universo, tende ao caos e a desorganização térmica.

Lovelook percebeu que a presença de uma composição peculiar na atmosfera da Terra se deve a existência da vida em todas as suas formas. Ela, usando a luz solar, é
capaz de criar um ambiente próprio para sua existência e resistir a tendência à “morte térmica” que é a lei mor do Universo. Entre estes gases próprios à vida estão o gás carbônico, o oxigênio e o nitrogênio. Os três elementos mais importantes da vida na Terra em uma forma que permite seu trânsito em toda à biosfera. Com base nas suas descobertas Lovelook previu que nenhum planeta próximo tivesse vida. Fato que lhe custou o emprego da NASA a quem uma teoria desta acabaria com a mamata de projetos de bilhões de dólares.

Com base nas suas pesquisas Lovelook sugeriu que todo o planeta é um grande sistema vivo auto-regulado capaz de existir em equilíbrio no contexto do Universo. Ele batizou este ser planetário de Gaia. Nome grego para a deusa da terra. Sua teoria foi batizada como “Hipótese Gaia”.

A “Hipótese Gaia” é um arcabouço teórico que tem inspirado ecologistas no mundo todo. Sua compreensão indica que todos os seres vivos e os ciclos naturais que ocorrem na água, terra e ar são parte de uma grande ser vivo. São suas células, órgãos, glândulas, ossos e artérias. A falta ou dano a qualquer parte atinge o todo.

O seu perfeito funcionamento vem permitindo, ao longo de bilhões de anos, a magnífica sinfonia da evolução orgânica, como dizia Lutzengerber, o divulgador da “Hipótese Gaia” no Brasil. Fato que faz de “Gaia” um ser único no Universo. Pelo menos ao que sabemos até aqui.

Arno Kayser

Agrônomo, Ecologista e Escritor

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Roberto  On 12/09/2011 at 00:34

    Que tal disponibilizar algum video sobre Gaia aqui?

    • arnokayser  On 13/09/2011 at 03:49

      Caro roberto!
      A Idéia é interessante.

      Eu não tenho uma material desta natureza disponível. Se souberes de algo podemos incluir no rol de páginas do blog

      A proposta do blog por hora é trabalhar com textos escritos e apostar na imaginação criadora das pessoas que anda um pouco castrada neste mundo visual que a gente esta mergulhado.

      Tipo o programa da MTV “não tem clipe, mas é legal” .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: