O CASO DA VOVÓ BRABA

O José tem um chiqueiro de porco nas terras dos pais. Vovó sempre reclama do cheiro, mesmo que o galpão esteja a mais de 150 metros da sua casa. Ela sempre se queixa que o filho ora na cidade e só vem tratar os porcos. Mas ela tem que agüentar o cheiro na volta da casa dela. Vovó foi criada em fazenda, entre cavalos e vacas. Porco era coisa dos colonos. Mas a vida difícil levou o filho mais velho a criar porco. Pior o filho mais novo também quer pôr um galpão de porco na terra dela.

Vem a vistoria ambiental para ver. Os filhos estão p’ros lados da invernada. Ela é quem atende. O fiscal pergunta aonde vai ser. Ela aponta um lugar junto a galpão do José porém do lado oposto ao da casa dela. Se é para ter mais porco que seja bem longe. O fiscal olha o mapa do processo e diz que deve ter algo errado pois na planta o galpão novo fica entre o antigo e a casa dela. Ela assegura que isto não pode ser. Que há um erro ali.

Nisto vem o vovô. Mas ele também não sabe com certeza aonde vai ser. A fiscalização decide voltar mais tarde quando os filhos estiverem em casa. Vão fazer outras vistorias. Enquanto está retornando o fiscal consulta umas fotos no processo e vê que o lugar proposto é mesmo junto da casa da vovó,. Quando chegam os filhos ainda não voltaram. O fiscal mostra as fotos p’ra vovó e prova que a idéia dos filhos é fazer o chiqueiro na frente da casa dela. Ela , enfurecida, reafirma que ali é que não vai ser. O fiscal ainda tenta argumentar que não há problemas ambientais no local, ao contrário do lado oposto aonde há muitas árvores a serem removidas. Ela, mais braba ainda, manda o fiscal fazer o seu trabalho e diz que com os filhos ela se entende. A fiscalização sai de fininho, convicta de que àquele galpão não será erguido.

 

 

Arno Kayser

Agrônomo, Ecologista e Escritor

 

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: