A MULTA DA COPA

 

Era a casa de um veterano criador de porcos de raça. Pequeno porém, várias vezes, premiado em feiras e exposições. O sistema de criação era antigo e exigia uma série de adequações para ser licenciado.

Na primeira visita o produtor não estava. Foi remetida uma correspondência cobrando providências. Documento que ficou meses sem respostas. Um dia liga um técnico dizendo que o produtor pedira que ele tomasse o lugar do colega que deixara de atender ao criador. Nova correspondência concedendo prazos maiores foi remetida. Algumas semanas depois o segundo técnico retoma contato afirmando que o produtor era muito teimoso e não queria tomar as providências exigidas. Por isto estava comunicando a sua desistência do caso.

Foi emitida um auto de infração, com multa e advertência para a tomada de providências. O produtor responde, pessoalmente, assegurando que tudo será feito em breve. Vencido o prazo a fiscalização vai ao local verificar a situação. O produtor havia feito tudo o que fora solicitado.

Durante a vistoria o criador comenta que já havia tentado ir ao escritório da fiscalização para entregar um presente ao fiscal. Este, que já estava inclinado a perdoar a multa, diz que isto não era necessário e que iria fazer de conta de que não ouvirá a insinuação de suborno.

O produtor diz que não era nada disto. Apenas um presente para o fiscal ver a qualidade dos produtos da granja. Meio enfurecido o fiscal pede para o assunto ser encerrado ali mesmo.

Mas quando estão saindo o criador vem correndo e lhe alcança um pacote. Uma peça de copa caseira. O fiscal quer devolver, mas ele insiste que é um presente.

Já arrancando o carro o fiscal comenta que, diante da insistência, só lhe restava enviar o aviso de cobrança da multa pelo correio.

 Arno Kayser *Agrônomo, Ecologista e Escritor – Autor de “A Reconciliação com a Floresta” Porto Alegre, Mundo Jovem, 2010 2 Ed.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: